Maciço Calcário Estremenho
Geodiversidade
Maciço Calcário Estremenho
O Maciço Calcário Estremenho, sujeito a fenómenos de carsificação, encontra-se sobrelevado em relação à Plataforma Litoral e às Bacias do Tejo e de Ourém.
Em Ourém destacam-se as suas unidades morfoestruturais: Serra de Aire, onde se encontra o ponto mais elevado do concelho e o Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios, e Planalto de São Mamede. Esta última unidade constitui uma extensa região planáltica separada da Plataforma Litoral pelos relevos de Alqueidão da Serra, tem a sua altitude máxima entre Mira de Aire e São Mamede e desce em degraus até à Bacia Cretácica de Ourém, através da subunidade Plataforma de Fátima, que a cerca dos 340m de altitude é uma extensa superfície de aplanação deste Planalto.
Das diversas formas cársicas do maciço presentes no concelho destacam-se dezenas de algares, entre os quais: o Algar da Malhada de Dentro e o Algar de Vale Figueira (Bairro), as dolinas de Cova da Iria, as Lagoa da Giesteira e Lagoa do Bairro, a Lapa do Sobral (Sobral), entre outros.
Mais sobre Maciço Calcário Estremenho:
- Pegadas de Terópodes da Amoreira
- Algar da Malhada de Dentro
- Gruta do Casal Papagaio
- Gruta e Lapa da Furada
- Megalapiás do Furadouro
- Canhão Fluviocársico da Ribeira do Caneiro
- Lombas de Fátima
- Carvões do Jurássico superior
- Terra Rossa
- Calcários Oolíticos de Fátima
- Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios da Serra de Aire
- Serra de Aire e Cavalgamento do Arrife