Castelo e Paço dos Condes

Home / Núcleos Museológicos / Castelo e Paço dos Condes
Castelo e Paço dos Condes

Castelo e Paço dos Condes

O Conjunto Monumental do Castelo e Paço dos Condes de Ourém está classificado como Monumento Nacional (MN) desde 1910. Atualmente é o núcleo expositivo e interpretativo do Museu Municipal de Ourém na Vila Medieval de Ourém, disponibilizando serviço de visitas guiadas.

O Castelo medieval, localizado num espaço com ocupação humana anterior ao período da romanização em Portugal, simboliza a nacionalidade e a génese da história de Ourém.

O Paço dos Condes, composto por uma torre central e duas torres baluarte, a sul, alia influências norte africanas e italianas. A sua construção, e a remodelação da Vila Medieval de Ourém por volta de 1450, deve-se a D. Afonso, 4.º Conde de Ourém e neto de D. Nuno Álvares Pereira, um homem de vanguarda e visão cosmopolita à época.

Propriedade da Fundação da Casa de Bragança, o monumento é tutelado pela Câmara Municipal de Ourém e foi alvo de um projeto de reabilitação que teve por base a preservação e restauro dos espaços existentes de modo a tratá-los como matéria expositiva, realçando a leitura e as marcas da sua transformação ao longo dos tempos.

A intervenção de conservação do Castelo e Paço dos Condes, visou a salvaguarda do monumento e a preservação da sua autenticidade e integridade. Respeitando a Carta de Cracóvia (2000), integrou também uma componente de beneficiação, designadamente das acessibilidades e das condições de ação cultural, de conservação e segurança das pessoas e do monumento através da incorporação de elementos espaciais e funcionais, que expressam uma linguagem da arquitetura atual e assentam no princípio da reversibilidade (Ana Saraiva, 2019).

This will close in 0 seconds

This will close in 0 seconds