A Lenda da Moura Oureana
Viagem a Outros Tempos
Participantes: 03 aos 10 anos
Min. 6/Máx. 25
Duração: 01h30
A moura Oureana, ou o cavaleiro Gonçalo Hermingues transportam o visitante para o passado e levam-no a percorrer ruas e monumentos da Vila Medieval de Ourém, reavivando episódios, personagens e ambientes que criaram o futuro para Ourém e ajudaram a escrever a História de Portugal.
O Feijão Saltitão, a Ervilha Catita e a Fava Que Sonhava
Participantes: 03 aos 06 anos, necessidades educativas especiais
Min. 6/Máx. 25
Duração: 00h45
O Museu apresenta a amizade improvável entre um feijão, uma ervilha e uma fava que se torna ponto de partida para a partilha de aventuras e de histórias entre fantoches, que dão a conhecer dicas e benefícios no consumo de leguminosas pelas crianças como forma de uma alimentação saudável.
Observatório do Castelo
Vem e Constrói o teu Brinquedo
Descobrir a Floresta
Participantes: 03 aos 06 anos, necessidades educativas especiais
Min. 6/Máx. 25
Duração: 00h45
Perguntas e respostas cruzadas entre duas crianças curiosas e uma professora dedicada, exploram a floresta e os seus habitantes e explicam o papel da floresta na purificação do ar, na economia e nas atividades relacionadas.
Grão a Grão
Participantes: Maiores de 6 anos
Min. 6/Máx. 25
Duração: 00h45
Através desta oficina exploratória transmitem-se conceitos e curiosidades associados às leguminosas, as suas características, as suas origens, e a sua ligação e cultivo no concelho de Ourém. Promove-se ainda o combate ao desperdício alimentar, explorando regras e prevenção para um problema cada vez mais gritante e demonstrativo das desigualdades sociais.
Luz e Dia
Participantes: 06 aos 12 anos
Min. 6/Máx. 25
Duração: 01h00
Conhecer e aprender, de maneira simples e divertida, conceitos que ligam a luz das estrelas do universo à luz de um simples candeeiro no quarto de uma criança, ou responder à questão “como nasce o arco-íris!?” ou ainda “porque brilha de noite a lua!?” são mote para se ligar tudo… a pontos(es) de luz.
A Água Não Pára Quieta!
Participantes: 06 aos 12 anos
Min. 6/Máx. 25
Duração: 01h00
Através de jogos interativos sobre o ciclo da água, conhecemos as suas características e formamos atitudes de cidadania e cooperação na gestão equilibrada deste bem, entre os ecossistemas, a biosfera e os seres humanos. A oficina apresenta ainda fontes, cisternas e outros patrimónios da água, fauna e flora das zonas ribeirinhas de Ourém.
Pouca Terra, Muita Pedra! Pouca Pedra, Muita Terra!
Participantes: Maiores de 06 anos
Min. 6/Máx. 25
Duração: 01h00
A partir da exposição permanente “A’FEIÇÕES”, patente na Casa do Administrador, daremos a conhecer a dualidade existente entre o sul e o norte do concelho, que se verificou muito vincada nas vivências humanas de outros tempos, desde o modo de fazer agricultura, às construções e ofícios próprios. A oficina “Pouca terra, muita pedra! Pouca pedra, muita terra!” tenta mostrar exemplos e explicações para essa dualidade, juntando pequenas experiências sobre as rochas do sul e do norte.
Biodiversidade Oureense
À Descoberta do Passado
Participantes: 08 aos 12 anos
Min. 6/Máx. 25
Duração: 01h00
A partir de uma escavação arqueológica e dos artefactos que se podem descobrir vamos dar a conhecer a História do Homem. Esta oficina pretende despertar o interesse pela importância da arqueologia, dotar as crianças de valências sobre a metodologia arqueológica e fomentar o gosto pelo nosso passado.
Da Aldeia da Cruz a Vila Nova de Ourém
A Epidemia Esquecida
Participantes: Maiores de 12 anos
Min. 6/Máx. 25
Duração: 00h45
No centenário da gripe pneumónica que matou milhões de pessoas, pretende-se, através de fotografias e documentos, refletir sobre a propagação desta pandemia no mundo, em Portugal e em Ourém, onde ceifou as jovens vidas dos videntes de Fátima, Francisco e Jacinta e sobre os seus efeitos e consequências no contexto da realidade cultural, social e económica da época.
A’feições: Território e Pessoas
Participantes: Maiores de 12 anos
Min. 6/Máx. 25
Duração: 00h45
A partir da exposição permanente ‘A’FEIÇÕES’, patente na Casa do Administrador parte-se à descoberta das diferentes características do concelho de Ourém, originadas pelo tipo de rocha existente em cada local. Essas diferenças refletem-se não só na natureza, mas também no património construído, nas culturas agrícolas e nas profissões mais antigas e tradicionais ainda na memória de alguns, que se querem na memória de todos.
Água Nossa de Cada Dia
Participantes: Maiores de 12 anos
Min. 6/Máx. 25
Duração: 00h45
O concelho de Ourém é rico e diverso em recursos hídricos superficiais e subterrâneos. A partir destes recursos, iremos descobrir o engenho das populações locais em ajustar-se às condições oferecidas pela natureza e a evolução do abastecimento público de água.
Luz(es) de Ourém
Participantes: Maiores de 12 anos
Min. 6/Máx. 25
Duração: 00h45
No espólio do Museu, candeias, lanternas, lamparinas e candeeiros… iluminam a história da luz artificial no concelho de Ourém, desde a intimidade das casas até às praças e ruas públicas, e (re)acendem as memórias nas cinzas do esquecimento.