Museu

 

Museu

Missão:

O MUSEU MUNICIPAL DE OURÉM intervém enquanto entidade coordenadora de onde irradiam resoluções de implementação para as UNIDADES EXPOSITIVAS E INTERPRETATIVAS, num compromisso de descentralização territorial. Esta unidade de gestão, ordenada em torno da tríade COLEÇÃO-TERRITÓRIO-POPULAÇÃO, é uma estrutura de gestão reticular apta a otimizar os recursos afetos.

Tutelado pelo Município de Ourém, através da sua Divisão de Ação Cultural, contempla recursos humanos com formação adequada aos requisitos técnicos e científicos de cada uma das suas áreas funcionais, dando cumprimento à hierarquia orgânica estabelecida em regulamento de organização dos serviços municipais.

Em 2014, após longo processo de credenciação ao abrigo da Lei Quadro dos Museus Portugueses, o Museu Municipal de Ourém passou a pertencer à REDE PORTUGUESA DE MUSEUS. Este sistema organizado de museus é essencial na execução da política museológica nacional e na qualificação e reconhecimento dos museus portugueses.

A nível regional inclui-se na Rede Museus do Médio Tejo, grupo de trabalho constituído em 2018 em resultado de um protocolo entre a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e o Instituto Politécnico de Tomar.

Reconhecimentos:

A Associação Portuguesa de Museologia (APOM) atribuiu, em 2018, o prémio “INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE” pelo projeto da mesa digital integrado na exposição “Crianças entre Crianças: Os Pastorinhos de Fátima na Casa do Administrador”, fruto de um trabalho de conceção e produção de conteúdos desenvolvido em conjunto pela equipa do Museu Municipal de Ourém e pelas empresas byAR e Stripeline.