Árvores Classificadas
Plátano do Regato
Localizada no sopé do morro do Castelo, junto ao Cruzeiro do Regato, este Plátano vulgar (Platanus x acerifolia) de copa muito frondosa, já centenário, encontra-se classificado como Árvore de Interesse Público desde 1943.
Azinheira das Matas
Era um verdadeiro monumento vivo com grande valor cénico, plástico e paisagístico, esta azinheira (Quercus ilex ssp. rotundifolia) com 400 anos foi classificada em 1999. Era considerada a azinheira com maior projeção de copa da Europa, com um total de 31m de diâmetro. Foi derrubada pelo temporal em janeiro de 2013.
Na mesma ocasião o município perdeu outra árvore monumental classificada, um carvalho-português (Quercus faginea), cuja copa possuía 25m de diâmetro, localizado em Vale Trajinha, Alburitel.
Azinheira da Cova da Iria
Azinheira de grande simbolismo e devoção, classificada em 2007. Está tradicionalmente associada às aparições de Nossa Senhora de Fátima. Não foi sobre esta azinheira que Nossa Senhora apareceu aos três Pastorinhos, mas, era em baixo dela que os videntes recitavam o rosário enquanto esperavam pela aparição.